domingo, 1 de setembro de 2013

MODELO CARTA DE INTENÇÕES PARA MESTRADO



Blog "Metodologia Científica na Prática", de autoria de Superdotado Álaze Gabriel.

Disponível em http://www.metodologiacientificanapratica.blogspot.com.br/


CARTA DE INTENÇÕES

À Exma. Comissão de Seleção do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade na Gestão Ambiental da UFSCar Sorocaba.

QUALIFICAÇÃO DO CANDIDATO

NOME: Álaze Gabriel do Breviário.
ENDEREÇO: Rodovia Washington Luíz, KM 235, Monjolinho, CEP 13.565-905 – São Carlos – SP (Alojamento UFSCar).
PROFISSÃO: gerente administrativo (no momento fora do mercado).
CPF: 090.136.516-58.

FORMAÇÃO PROFISSIONAL[1]

1.    Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE (2010). Agente Censitário Municipal. Responsável pelo (a): liderança e treinamento de sessenta e dois funcionários temporários; pré-coleta, coleta, inferência estatística e divulgação dos indicadores socioeconômicos do Censo Demográfico 2010.

2.    Contabilidade José Roberto Marques (2009). Assistente administrativo e contábil. Responsável pelo planejamento e execução da recuperação do passivo ambiental das corporações, com a definição da matriz de responsabilidades, alocação de tarefas, cronograma, orçamentação, incluindo as atividades de prevenção, conservação, recuperação e educação ambiental. Fui responsável pela área tributária, trabalhista, previdenciária e societária.

3.    Unimed São Lourenço Cooperativa de Trabalho Médico (2007). Office-boy. Embora minhas responsabilidades tenham se centralizado na triagem de correspondências e documentos bem como na realização de serviços financeiros e bancários, pude acompanhar as políticas de Responsabilidade Socioambiental Empresarial (RSAE) da Unimed Circuito das Águas.

4.    Furtados e Silva Produtos Alimentícios LTDA (2005-2006). Operador de Processos Produtivos. Como responsável pela produção, corte, armazenamento, empacotamento, pesagem, selagem, rotulagem, estocagem e expedição de balas e doces bem como no gerenciamento da caldeira, pude ampliar e aprofundar, neste trabalho, minha compreensão sobre os impactos socioambientais causados pelas indústrias alimentícias, em especial as de doces e balas.
Vem por meio desta, apresentar a sua Carta de Intenções de Pesquisa USINAS HIDROELÉTRICAS E SEUS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS: ESTUDO DE CASO DA UHE MONJOLINHO DE SÃO CARLOS – SP, da linha de Pesquisa CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS como requisito obrigatório para a Avaliação da Exma. Comissão de Seleção ano 2013.

DESCRIÇÃO DAS SUGESTÕES DE TRABALHO 

O projeto de pesquisa em questão disserta a respeito dos impactos socioambientais, positivos e negativos, endógenos e exógenos, das Usinas Hidroelétricas (UHE’s), por meio do estudo da UHE Monjolinho, localizada no município de São Carlos, no Estado de São Paulo, no Brasil. Avalia as causas e conseqüências das ações antrópicas no manejo, proteção e apropriação dos recursos hídricos no processo de eletrificação. Especifica as principais políticas públicas e privadas aplicadas ao processo de geração de energia hidroelética no Brasil e no mundo.

Fonte dos dados coletados

Agência Nacional de Águas (ANA); Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL); Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH); Biblioteca Eletrônica de Ciências (SCIELO); Comitê Brasileiro de Barragens (CBDB); Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); Coordenação Nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB); Ministério de Minas e Energia (MME); Observatório Socioambiental de Barragens; UHE Monjolinho de São Carlos, SP; Outros (Google; biblioteca pessoal, BCo UFSCar São Carlos, etc).

Análise dos dados coletados

Aplicará a análise qualitativa dos dados coletados. Verificará a exatidão, a autenticidade, a credibilidade, a atualização e a relevância das informações. Para tanto, utilizará quatro metodologias de pesquisa, quais sejam: a) bibliográfica: análise de bibliografias e documentos oficiais nacionais específicos na área; b) histórica: exploração dos registros sobre a história das UHE’s no Brasil e no mundo e, em especial, a UHE Monjolinho de São Carlos; c) descritiva: realização de entrevistas específicas com acadêmicos e profissionais atuantes na gestão de recursos hídricos em usinas hidroelétricas; e d) de campo: realização de coleta de dados diretamente na UHE Monjolinho de São Carlos, SP.

FINALIDADE DA PESQUISA

Gerais:

1. Contribuir com a produção bibliográfica sobre os impactos socioambientais presentes no processo de geração de energia hidroelétrica;
2. Subsidiar políticas públicas e privadas, no Brasil e no exterior, voltadas para práticas sustentáveis de gestão dos recursos hídricos em usinas e centrais hidroelétricas;

Específicos:

1.    Dissertar sobre os impactos socioambientais das usinas e centrais hidroelétricas, por meio do estudo de caso da UHE Monjolinho de São Carlos, SP;
2.    Avaliar o nível das políticas de gestão socioambiental da UHE Monjolinho São Carlos, susidiando a elaboração e/ou avaliação e/ou implementação de um Sistema de Gestão Ambiental sustentável.

APLICAÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO

Pretende-se, com o projeto em questão, avaliar a atuação da UHE Monjolinho São Carlos, SP, no processo de produção da hidroeletricidade para São Carlos e região, analisando minuciosamente os impactos socioambientais gerados pela mesma neste espaço geográfico. Desta forma, objetiva-se subsidiar a elaboração e/ou avaliação e/ou implementação de um Sistema de Gestão Ambiental sustentável no intuito de mitigar ao máximo seus impactos socioambientais negativos e otimizar suas potencialidades.
Neste contexto, FOGLIATTI et al[2], 2011, p.29, afirma:


A implantação de um SGA é uma das maneiras mais eficazes para se obter melhorias no desempenho ambiental de uma organização por contemplar quatro conjuntos de ações, quais sejam: a) de prevenção, que consiste na antecipação a problemas ambientais, pela análise de projetos, métodos ou processos de trabalho; b) de remediação, com a previsão de ações para os danos ocorridos, uma vez que as ações preventivas não foram suficientes para evitá-los; c) de recuperação dos danos remanescentes; e d) de educação ambiental, pela formação profissional e o treinamento de quadros, transformando culturalmente o perfil da empresa (FOGLIATTI et al, 2011, p. 29).

São Carlos, 30 de maio de 2013.

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Álaze Gabriel do Breviário


[1]Possuo mais de 12,5 anos de atuação no mercado de trabalho. Na minha CTPS, porém, tenho 3 anos registrados.
[2]FOGLIATTI et al. Sistema de Gestão Ambiental para empresas. Rio de Janeiro: Interciência, 2011. 128 p.






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