domingo, 1 de setembro de 2013

MODELO DE FICHAMENTO DE RESUMO (CONTEÚDO) INFORMATIVO

Blog "Metodologia Científica na Prática", de autoria de Superdotado Álaze Gabriel.

Disponível em http://www.metodologiacientificanapratica.blogspot.com.br/

 

FICHAMENTO DE RESUMO/CONTEÚDO INFORMATIVO

ID: M002
TÍTULO DO TRABALHO: CIÊNCIA AMBIENTAL
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA: MILLER JR., G. TYLER. Ciência Ambiental. 11ª edição. São Paulo: CENGAGE Learning, 2012. 590p.

RESUMO INFORMATIVO:

O livro Ciência Ambiental, de MILLER JR. (2012), é um estudo interdisciplinar de com a natureza funciona, como interagir com ela e como viver de forma sustentável. Tomando a sustentabilidade como tema central, a obra encontra-se dividida em cinco grandes subtemas, quais sejam: como preservar o capital natural; como as atividades humanas o degradam; as soluções para esse problema; os compromissos, que indicam as vantagens e desvantagens das diversas tecnologias ambientais e as soluções para os problemas ambientais; e como os indivíduos fazem a diferença, ou seja, as contribuições importantes que as pessoas podem prestar à natureza.
A obra possui uma sólida base científica e oferece bastante flexibilidade de trabalho, pois os capítulos podem ser usados de maneira independente. Possui em seu desenvolvimento 5 unidades, 18 capítulos e 125 subcapítulos, além de 1 prefácio, 7 suplementos científicos, 1 glossário, 1 índice remissivo. Para reforçar o aprendizado, há ainda 62 estudos de caso, os quais oferecem uma abordagem mais aprofundada sobre problemas ambientais específicos e suas possíveis soluções. Ademais, sintetiza os tópicos principais por meio de 35 diagramas ‘Compromissos’ e 12 diagramas ‘O Que Você Pode Fazer?’ distribuídos ao longo do livro e introduz cada capítulo com perguntas chave sobre o mesmo, respondendo-as em quadros-resumo no seu decorrer. O Brasil é citado em várias partes do livro, havendo, inclusive, um estudo de caso dedicado a uma de suas cidades (Curitiba).
Segundo o autor, ele consultou mais de 10 mil fontes de pesquisa na literatura profissional e mais ou menos o mesmo número de páginas da internet. Também consultou mais de 250 especialistas e professores que forneceram críticas pormenorizadas visando auxiliar o desenvolvimento desta e de outras três obras literárias nessa área. (MILLER JR., 2012).
Utilizando os métodos bibliográfico e exploratório, MILLER JR (2012) foca-se em promover a compreensão do funcionamento da Terra e de suas inter-relações com a sociedade como o elemento fundamental para se alcançar a sustentabilidade. Para tanto, vale-se da integração entre as ciências físicas (como biologia, química e geologia) e as ciências sociais (como economia, política e ética).
O autor parte do princípio de que não há população que possa aumentar seu tamanho indefinidamente, pois recursos como luz, água e nutrientes são limitados e os competidores ou predadores, em geral, são em grande número. Desse modo, concorda com os cientistas ambientais e ecologistas de que se faz necessário evitar ao sistema de suporte à vida da Terra com base no princípio da precaução, ou seja, quando as evidências indicam que uma atividade pode prejudicar seriamente a saúde humana ou o meio ambiente, devemos tomar medidas preventivas para evitar ou minimizar tais danos, mesmo que algumas das relações de causa e efeito ainda não tenham sido estabelecidas cientificamente.
Conclui o autor que possuímos “uma incrível gama de soluções científicas, tecnológicas e econômicas para os problemas que enfrentamos”, sendo o nosso desafio “implementar tais soluções convertendo conhecimento, sabedoria e pontos de vista ambientais em ações políticas” (MILLER JR., 2012, p. 500). Baseando-se no fato de que todo o progresso ambiental que fizemos desde 1968, com o lançamento do livro “Primavera Silenciosa”, de Raquel Carson, para ele, alcançarmos a sustentabilidade global requer compreender que os indivíduos realmente fazem toda a diferença. “Essa jornada começa em nossa comunidade”, afirma o autor, justificando que, na análise final, “toda sustentabilidade é local” (IBID). Ressalta o autor que esses esforços devem começar com a mudança de nosso próprio estilo de vida, pois é esse o sentido do mote: “Pense globalmente, aja localmente”.

  


Nenhum comentário:

Postar um comentário