FICHAMENTO
DE RESUMO/CONTEÚDO INFORMATIVO
ID: M002
TÍTULO DO TRABALHO:
CIÊNCIA AMBIENTAL
REFERÊNCIA
BIBLIOGRÁFICA: MILLER JR., G. TYLER. Ciência Ambiental. 11ª edição. São Paulo:
CENGAGE Learning, 2012. 590p.
RESUMO INFORMATIVO:
O livro Ciência Ambiental,
de MILLER JR. (2012), é um estudo interdisciplinar de com a natureza funciona,
como interagir com ela e como viver de forma sustentável. Tomando a
sustentabilidade como tema central, a obra encontra-se dividida em cinco
grandes subtemas, quais sejam: como preservar o capital natural; como as
atividades humanas o degradam; as soluções para esse problema; os compromissos,
que indicam as vantagens e desvantagens das diversas tecnologias ambientais e
as soluções para os problemas ambientais; e como os indivíduos fazem a
diferença, ou seja, as contribuições importantes que as pessoas podem prestar à
natureza.
A obra possui uma sólida base
científica e oferece bastante flexibilidade de trabalho, pois os capítulos
podem ser usados de maneira independente. Possui em seu
desenvolvimento 5 unidades, 18 capítulos e 125 subcapítulos, além de 1
prefácio, 7 suplementos científicos, 1 glossário, 1 índice remissivo. Para
reforçar o aprendizado, há ainda 62 estudos de caso, os
quais oferecem uma abordagem mais aprofundada sobre problemas ambientais
específicos e suas possíveis soluções. Ademais, sintetiza os tópicos principais
por meio de 35 diagramas ‘Compromissos’ e 12 diagramas ‘O Que Você Pode Fazer?’
distribuídos ao longo do livro e introduz cada capítulo com perguntas chave
sobre o mesmo, respondendo-as em quadros-resumo no seu decorrer. O Brasil
é citado em várias partes do livro, havendo, inclusive, um estudo de caso
dedicado a uma de suas cidades (Curitiba).
Segundo o autor, ele
consultou mais de 10 mil fontes de pesquisa na literatura profissional e mais
ou menos o mesmo número de páginas da internet. Também consultou mais de 250
especialistas e professores que forneceram críticas pormenorizadas visando
auxiliar o desenvolvimento desta e de outras três obras literárias nessa área.
(MILLER JR., 2012).
Utilizando os métodos
bibliográfico e exploratório, MILLER JR (2012) foca-se em promover a
compreensão do funcionamento da Terra e de suas inter-relações com a sociedade
como o elemento fundamental para se alcançar a sustentabilidade. Para tanto,
vale-se da integração entre as ciências físicas (como biologia, química e
geologia) e as ciências sociais (como economia, política e ética).
O autor parte do
princípio de que não há população que possa aumentar seu tamanho
indefinidamente, pois recursos como luz, água e nutrientes são limitados e os
competidores ou predadores, em geral, são em grande número. Desse modo,
concorda com os cientistas ambientais e ecologistas de que se faz necessário
evitar ao sistema de suporte à vida da Terra com base no princípio da
precaução, ou seja, quando as evidências indicam que uma atividade pode
prejudicar seriamente a saúde humana ou o meio ambiente, devemos tomar medidas
preventivas para evitar ou minimizar tais danos, mesmo que algumas das relações
de causa e efeito ainda não tenham sido estabelecidas cientificamente.
Conclui o autor que
possuímos “uma incrível gama de soluções científicas, tecnológicas e econômicas
para os problemas que enfrentamos”, sendo o nosso desafio “implementar tais
soluções convertendo conhecimento, sabedoria e pontos de vista ambientais em
ações políticas” (MILLER JR., 2012, p. 500). Baseando-se no fato de que todo o
progresso ambiental que fizemos desde 1968, com o lançamento do livro “Primavera
Silenciosa”, de Raquel Carson, para ele, alcançarmos a sustentabilidade global
requer compreender que os indivíduos realmente fazem toda a diferença. “Essa
jornada começa em nossa comunidade”, afirma o autor, justificando que, na
análise final, “toda sustentabilidade é local” (IBID). Ressalta o autor que
esses esforços devem começar com a mudança de nosso próprio estilo de vida,
pois é esse o sentido do mote: “Pense globalmente, aja localmente”.
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